A segmentação demográfica trata de compreender a composição de seu público e aprofundar a criação de vários grupos de público de acordo com fatores como idade, localização, histórico socioeconômico e situação familiar.
Isso ajuda as empresas a mostrar a publicidade certa para as pessoas certas, por exemplo, apenas os clientes de tal cidade precisam receber anúncios sobre a feira estadual da cidade. Isso significa que os clientes obtêm mensagens mais relevantes e as empresas podem direcionar seus recursos para onde serão mais eficazes.
A segmentação demográfica é usada predominantemente em marketing, mas também pode ser útil para coisas como posicionamento de marca, design UX e CX.
O objetivo da segmentação demográfica
O objetivo de um bom estudo de segmentação é dividir grupos grandes e heterogêneos em mercados menores que podem ser mais responsivos a um produto ou mensagem direcionado.
A segmentação demográfica não é uma tarefa única. Diferentes tipos de segmentação podem ser úteis para diferentes marcas e produtos, e você pode acabar segmentando seu público de maneiras diferentes em momentos diferentes.
Por exemplo, se você estiver fazendo uma pesquisa de mercado antes de lançar um novo carro para a família, ficará muito interessado no tamanho das famílias das pessoas, na idade dos filhos, onde moram, sua situação profissional e poder de compra.
Se você estiver fazendo uma pesquisa de mercado para um conversível de luxo, verá seu público por meio de lentes totalmente diferentes.
Tipos de dados demográficos pelos quais você pode segmentar
Os dados demográficos são dados descritivos sobre as pessoas e suas vidas. Ele usa marcadores que descrevem como diferentes populações vivem e se definem. Alguns exemplos de dados demográficos são:
- Sexo
- Idade
- Renda
- Nível de educação
- Presença de crianças
- Geografia
- Ambiente residencial (urbano, rural, suburbano)
- Etnia
- Orientação Sexual
- Composição familiar
- Estado civil
- Religião
- Anos de experiência de trabalho
Onde encontrar dados demográficos sobre seus consumidores
É provável que você já tenha algumas informações sobre seus clientes existentes e potenciais que podem ser usadas para segmentação.
Isso pode ser proveniente de informações que eles compartilharam diretamente, como nome, data de nascimento e endereço, ou por meio de um serviço de dados de marketing demográfico de terceiros que usa fontes como cookies do navegador e informações de aplicativos digitais e plataformas online para fornecer a você uma visão mais clara foto do seu público.
Se você precisar de mais, no entanto, há duas maneiras principais de coletar dados demográficos do mercado: Registros públicos e pesquisas privadas.
Dados públicos
Os dados demográficos costumam ser o tipo de dados de segmentação mais fácil de coletar porque são facilmente acessíveis por meio de recursos públicos. A maioria dos países desenvolvidos e muitas organizações internacionais possuem recursos demográficos confiáveis.
Leia também: 5 ações para melhorar a presença digital da sua empresa
Inquéritos privados
Muitos profissionais de marketing acham mais fácil coletar dados demográficos sobre seus consumidores e clientes em potencial por meio de pesquisas. Frequentemente, isso é feito adicionando perguntas demográficas a uma pesquisa enviada com outro propósito, como feedback pós-compra ou acompanhamento do contact center.
Se você decidir coletar dados demográficos do mercado com pesquisas, é uma boa prática salvar suas perguntas demográficas para o final da pesquisa porque às vezes os entrevistados não vão querer respondê-las (especialmente perguntas sobre renda, etnia, religião, etc.), e você não vau querer que eles abandonem a pesquisa antes de chegarem às suas principais questões.
Alguns pontos de dados são mais sensíveis do que outros, as pessoas podem relutar em compartilhar informações sobre idade, orientação sexual, etnia ou religião, por exemplo. Ao formatar as perguntas da pesquisa, inclua uma opção “prefiro não dizer” para que os participantes possam pular as perguntas conforme desejarem.
Aqui estão alguns exemplos de como fazer perguntas demográficas:
Qual é o nível de educação mais alto que você concluiu?
- Sem qualificação
- Ensino médio
- Escola profissional / técnico
- Alguma faculdade
- diploma de bacharel
- Grau avançado
- Prefiro não dizer
Qual das opções a seguir melhor descreve seu status de relacionamento atual?
- Solteiro
- Casado ou noivo
- Divorciado ou separado
- Viúva
- Prefiro não dizer
Como usar dados demográficos para seu estudo de segmentação
Os dados demográficos podem ser uma forma útil de coletar informações extras ao anexá-los a uma pesquisa sobre o interesse em sua marca ou produto.
Ao anexar perguntas demográficas ao final da sua pesquisa e gerar um banner, você pode ver quais grupos são mais e menos receptivos.
Por exemplo, você pode descobrir que:
- Mulheres solteiras com ensino superior têm maior probabilidade de experimentar seu produto
- O interesse pelo seu produto geralmente cai na idade de aposentadoria
- A presença de crianças em casa torna o cliente 3x mais propenso a comprar
- Homens com menos de 21 anos preferem entrar em contato com a equipe de vendas por meio de um aplicativo em vez de pelo telefone
- Os consumidores de alta renda têm o maior conhecimento sem ajuda de sua marca
A próxima etapa após a segmentação demográfica
A segmentação demográfica é a base de uma estratégia de marketing sólida, mas não caia na armadilha de depender apenas da demografia para identificar grupos únicos.
Para realmente cavar fundo o suficiente, você também precisa considerar comportamentos e psicografia. Os comportamentos podem incluir dados de vendas, cliques, engajamento na mídia social e tráfego na loja. A psicografia pode incluir valores, preferências de marca, visões políticas, atitudes e percepções.
Quando você combina dados demográficos, comportamentos e psicográficos, cria uma tríade de marketing poderosa que irá conduzir o design de seu produto, estratégia de canal, filosofia de preço e mensagem de marca.