A pandemia do coronavírus afetou e mudou a economia de uma forma geral. Por isso, muitas pessoas passaram a buscar uma renda extra em casa, não apenas para complementar os ganhos, mas também pela impossibilidade de sair normalmente. Felizmente, vivemos em um mundo digital e com bastante oportunidades.
Sendo assim, se você está procurando opções para aumentar a sua renda, por qualquer motivo, esse artigo poderá te ajudar. Confira a seguir 10 alternativas que podem fazer com que você ganhe dinheiro em casa!
1 – Loja online
Fazer vendas pela internet é uma excelente opção para quem quer uma renda extra. Primeiramente, é um mercado extremamente competitivo, dependendo do que você vende.
Porém, se você identificar um nicho pouco explorado, poderá se dar muito bem nele. A vantagem do e-commerce é que oferece inúmeras opções, como iniciar as vendas através de um marketplace.
Caso a loja tenha sucesso, tem grande chance de se transformar em uma fonte principal de renda. Ao desenvolver uma loja virtual, um dos maiores desafios é saber o que vender. O ideal é que você escolha algo com o qual se identifique, além de produtos que são mais procurados pelo público.
2 – Infoprodutos
Os infoprodutos são e-books, cursos, ou algum tipo de material completo que você produz e ensina alguma habilidade que pode ser interessante para outras pessoas. Existem plataformas, como a Hotmart, especializadas em vender esse tipo de produto. Contudo, criá-los não é o único jeito de ganhar dinheiro.
É possível trabalhar com marketing de afiliados, vendendo produtos de outras pessoas e ganhando um percentual em cima delas. É uma opção que não exige tantos conhecimentos, mas sim um bom volume de seguidores no blog ou redes sociais, para você vender para a sua audiência. O mais importante é trazer produtos relevantes para quem precisa.
3 – Aulas particulares
Dar aulas é uma maneira de aproveitar suas habilidades para ganhar uma renda extra. Dependendo do seu conhecimento, as opções são inúmeras:
- reforço escolar;
- língua estrangeira;
- gastronomia;
- preparação para vestibular;
- instrumentos musicais;
- escrita e muitas outras;
Além de que, também existem diferentes formas de ensinar, já que você pode trabalhar de forma totalmente independente, cultivando sua audiência no boca-a-boca e nas redes sociais. Complementando, também pode dar aula em uma plataforma de ensino que aceita professores independentes.
4 – Artesanato
Caso você tenha vocação para fazer artesanato, esse é um jeito bem interessante de garantir uma renda extra.
Muitas pessoas procuram os mais diversos tipos de produtos especializados e únicos, o que significa que o artesanato está voltando à moda. Primeiramente, pela tendência de ter objetos totalmente personalizados.
5 – Desenvolvimento de aplicativos
Criar um aplicativo é uma ótima forma de ganhar uma renda extra, considerando que as pessoas passam muito tempo nos celulares e existem os mais diversos tipos de aplicativos para ajudar a relaxar, agilizar as tarefas no dia a dia ou entreter.
Entretanto, vale reforçar que demanda conhecimentos diferenciados. Uma opção para quem não tem esses conhecimentos é testar apps de outras pessoas. Todo site, app ou programa de computador precisa ser testado por usuários reais e muitas empresas pagam para as pessoas fazerem isso.
6 – Streamer ou influencer
Se você gosta de jogar videogames, o mercado de streaming é uma boa alternativa. Essas pessoas jogam os jogos mais populares, como:
- Fortinte;
- League of Legends;
- Counter Strike;
- Dota 2;
- Call of Duty;
- Fifa e diversos outros.
O mercado de games possui muitas opções interessantes, mas é algo bem competitivo. Também é uma possibilidade ser influencer em redes, como, por exemplo, o Tik Tok.
7 – Freelancer
Outro jeito de vender habilidades que você já tem é trabalhando como freelancer. É bem parecida com a ideia de dar aulas online, em que você pode criar a sua audiência sozinho, usando o seu networking pessoal, ou fazer parte de uma das plataformas de freelas.
8 – Assistente virtual
Mais uma excelente alternativa para ganhar dinheiro extra em casa é como assistente online. Afinal, existem muitos profissionais que precisam de auxílio para organizar a agenda, atender telefonemas, marcar consultas e muito mais.
Como assistente remoto, você pode interagir com os clientes e seu público pela internet e telefone. E se for uma pessoa bem organizada, pode até trabalhar com mais de um por vez.
9 – Venda de alimentos
Fazer vendas de alimentos através de aplicativos de delivery foi uma salvação no momento da pandemia. É um mercado que está praticamente à prova de crises, mesmo com a pandemia fechando os restaurantes.
Se você conhece quem cozinhe muito bem, ou se você mesmo possui essa habilidade, pode vender nos aplicativos de comida e ganhar uma boa grana extra.
10 – Petsitting
Essa é uma excelente oportunidade para quem gosta de pets. Com ela, você recebe um bichinho em sua casa por um determinado tempo, se o dono precisa fazer isso por alguma razão.
Existem opções que são mais adequadas a você, conforme as suas habilidades. O e-commerce está entre as mais comuns e simples de implementar, pois, não é necessário muito investimento, apenas conhecer o mercado onde quer vender.
Gostou do conteúdo? Leia também Saiba quais são os principais hábitos dos jovens nas compras online