5 práticas fundamentais para aumentar a taxa de conversão

5 práticas fundamentais para aumentar a taxa de conversão

Primeiro, vamos lembrar o que a conversão e a taxa de conversão realmente são. 

No marketing digital, a conversão é a conclusão de uma meta específica desejada pelo visitante do site. Pode ser a inscrição em um webinar ou boletim informativo, clicando em um link específico, preenchendo o formulário e assim por diante. 

Como você deve ter notado, isso depende muito de seus objetivos de negócios e da estratégia geral de marketing. Acompanhe a leitura a seguir e entenda melhor sobre o assunto!

Quais são os tipos de conversão?

Existem dois tipos principais de conversão:

Macro-conversões

As macro-conversões são as metas principais concluídas pelos usuários: por exemplo, conclusão da compra online no site, preenchimento da inscrição para um formulário, preenchimento do formulário de geração de leads. 

Esse tipo de conversão desempenha um papel significativo em termos de conclusão de meta de vendas.

Micro-conversões

Em contraste com as macro conversões, as micro-conversões representam a conclusão de metas menores que podem ainda não contribuir tanto para as vendas, em vez de funcionar como um aquecimento de chumbo. Exemplos de micro-conversões podem incluir inscrever-se em um boletim informativo, clicar em um link específico ou assistir a um vídeo de produto. 

Esse tipo de conversão nos ajuda a adquirir e cultivar novos leads. Esse tipo de conversão ajuda você a entender quantos leads você tem nos primeiros estágios do funil de marketing. 

A otimização da taxa de conversão é a prática que as empresas usam para aumentar sua taxa de conversão. 

Essa prática inclui a compreensão do comportamento dos usuários no site, como eles navegam pelo site, quais ações os usuários executam e os principais distratores ou fatores principais que fazem as pessoas saírem do site sem realizar a conversão.

Importante entender que para garantir o sucesso e a sustentabilidade, esse processo deve ser contínuo. Algumas táticas podem não funcionar, enquanto outras podem parecer eficazes para sua empresa.

5 dicas para aumentar a taxa de conversão?

1. Facilite a conversão do cliente

Pense em como os clientes geralmente navegam em seu site. Quais são as seções mais importantes do seu site que os usuários geralmente olham? Isso depende muito do seu negócio e do seu setor.   

Certifique-se de que o cliente potencial pode contatá-lo facilmente se tiver dúvidas ou estiver interessado em seu produto.

Aqui, a regra principal é manter as coisas simples. Deixe claro para o cliente quais ações ele precisa realizar para encontrar o produto desejado, obter mais informações sobre ele e, finalmente, decidir sobre a compra. Quanto mais intuitiva for a sua navegação, maiores serão as chances de conversão.  

2. Defina os pontos potenciais de dor

Defina quais podem ser os motivos potenciais para a rejeição dos clientes. Em outras palavras, você precisa detectar onde costuma perder seus clientes.

É aqui que as soluções de análise da web, como o Google Analytics, entram em jogo.

Com o Google Analytics, você pode definir facilmente quanto tempo os clientes costumam ficar em uma página específica, quais páginas eles visitam com mais frequência e as páginas de saída principais.  

Além disso, com a função “Fluxo de comportamento”, você pode definir facilmente quais páginas têm a maior queda e onde você perde a maior parte de seus clientes. 

Após identificar as páginas com a maior taxa de rejeição, taxa de desistência e menor tempo médio na página, você pode progredir em seu aprimoramento e otimização. 

3. Forneça prova social

A prova social é uma das táticas mais eficazes do CRO. 

Para facilitar uma taxa de conversão mais alta, certifique-se de fornecer depoimentos, análises, estudos de caso, histórias de sucesso e parcerias importantes em seu site.

Os depoimentos desempenham um papel significativo nos estágios de consideração e conversão do funil de marketing. Portanto, é importante colocá-lo em sua página inicial e torná-lo facilmente visível e acessível.

As avaliações também podem influenciar significativamente sua taxa de conversão. 

Frequentemente, os usuários tomam a decisão final após ler as análises recentes sobre o produto ou serviço. Portanto, ter boas críticas pode aumentar significativamente sua taxa de conversão.

4. Adicione um pop-up ao seu site

Embora muitas pessoas pensem ser irritante e irritante, as estatísticas mostram que os pop-ups podem aumentar a taxa de conversão em até 9%. Em média, a taxa de conversão de pop-ups é igual a 3,09%. Isso significa que se o seu site recebe cerca de 1000 visitas por mês, a implementação de um pop-up pode ajudá-lo a gerar cerca de 39 conversões (por exemplo, assinantes de boletins informativos) por mês. Nada mal!

5. Adicione um chatbot ao seu site

De acordo com a HubSpot, cerca de 47% dos consumidores estariam abertos para fazer uma compra usando um chatbot. 

Aqui é importante mencionar que depende muito do setor. Portanto, se você está trabalhando em um desses setores, pode tentar essa tática para aumentar sua taxa de conversão.

E mesmo que seu setor não esteja nesta lista, você ainda pode tentar.

Muitas plataformas de chatbots oferecem testes gratuitos onde você pode testar a ferramenta em algumas semanas. 

Veja também!

ASSINE O NOSSO CURSO E CRIE SUA LOJA ONLINE AGORA MESMO

Clique no botão abaixo e acesse as aulas imediatamente!