Quando se trata de implementar uma inovação na empresa, muitas vezes nos deparamos com o problema de que a organização não está pronta para inovar. No entanto, a inovação é a chave para realizar uma verdadeira transformação digital que vai além da simples implementação de determinadas tecnologias.
Promover uma cultura de inovação na empresa é um elemento crítico para evitar o fracasso das iniciativas digitais. Se você vai realizar um projeto de transformação digital, deve garantir que a cultura da sua empresa seja suficientemente inovadora.
Se essa cultura não existe na sua empresa, pare e trabalhe nessa mudança primeiro. Tenha em mente que você terá que mudar comportamentos que se estabeleceram ao longo do tempo, portanto, você deve se armar com paciência e uma estratégia adequada para chegar a uma conclusão bem-sucedida.
Proteja o que funciona
Reconhecer a importância da cultura existente e preservar seus pontos fortes ajudarão você a começar com uma base sólida com a qual toda a organização possa se identificar. Tenha em mente que mesmo as maiores falhas em sua organização nada mais são do que o desenvolvimento incorreto de uma visão que inicialmente era tão boa quanto qualquer outra.
Procure os pilares reais sobre os quais desenvolver a nova cultura dentro de sua organização. Identifique os departamentos e funcionários que estão mais alinhados com a inovação e use-os como uma sementeira para expandir sua cultura em toda a empresa.
Envolve toda a empresa
A gestão da empresa deve liderar a mudança cultural em direção à inovação. Se eles não apresentam um comportamento inovador e não conseguem comunicar adequadamente a estratégia, como eles esperam que a organização mude?
No entanto, eles também não podem realizar essa tarefa sozinhos. Eles precisam envolver todos os líderes da organização, garantindo seu comprometimento e alinhamento com a nova cultura de inovação. Afinal, são os líderes que ajudam a transmitir e desenvolver essa iniciativa para equipes e indivíduos.
Também não se deve esquecer de envolver os clientes no processo, envolvendo-os e compreendendo o papel muito importante que desempenham em cada projeto inovador, que visa, em última análise, satisfazer as suas necessidades e melhorar a sua experiência com os nossos produtos e serviços.
Comunique o “porquê”
Se as pessoas não entendem porque a mudança cultural está ocorrendo, é difícil para elas quererem mudar, e isso leva a uma resistência significativa à mudança. É por isso que é importante comunicar os objetivos e as razões da mudança. Eles precisam entender, por exemplo, que a concorrência está um passo à nossa frente e estamos perdendo a confiança de nossos clientes. Então podemos motivá-los a fazer parte da transformação que precisamos.
Leia também: Saiba o que é isca digital e como criar uma.
As pessoas trabalham mais se reconhecem como seus esforços contribuem para as metas da organização e se sentem recompensadas pelo valor que agregam a essas metas. Por isso é importante conectar a mudança à missão da empresa e como ela contribui para o benefício da própria organização, dos colaboradores e da sociedade. Tente alcançar vitórias rápidas, pequenas vitórias que mostrem rapidamente os benefícios da mudança.
A mudança começa
Muitas organizações se sentem confortáveis e não pensam em inovação quando atingem um platô em seu desenvolvimento, entregando produtos e serviços de qualidade que proporcionam receita consistente à empresa. No entanto, o advento do digital permite que os concorrentes se posicionem acima deles através de novas formas de alavancar a tecnologia. Se demorar muito para uma empresa perceber que precisa inovar para se manter competitiva, pode ser tarde demais.
A transformação digital tem mais a ver com a estratégia e cultura da empresa do que com a tecnologia em si. Isto implica que, ao implementar a nova cultura, os departamentos de TI também têm de mudar a sua forma de pensar e deixar de ser meros “executores” para compreender as necessidades do negócio ao mais alto nível e poder propor soluções verdadeiramente diferenciadoras.
Algumas dicas para definir a mudança em movimento:
- Incentiva a colaboração em equipe entre diferentes departamentos e até mesmo com fornecedores e clientes.
- Isso motiva toda a organização a propor ideias que possam criar valor sem medo.
- Assume que experimentar e correr riscos faz parte do processo.
- Cria uma organização fluida e ágil, capaz de responder rapidamente a qualquer necessidade.