Se você tem uma conta no Instagram com certeza já se deparou com algum post de uma loja no aplicativo, e se você tem o espírito empreendedor já deve ter se perguntado como criar uma loja dessas!
Neste artigo te mostraremos passo a passo para ter a sua própria loja no Instagram e também a estrutura de e-commerce que você precisa ter por trás para atender os seus clientes e ser um empreendedor de sucesso!
Por que abrir uma loja no Instagram?
Para quem pensa em ter um e-commerce ou mesmo para quem já tem uma loja física, esse recurso pode ser uma grande oportunidade de negócios!
Com ele você pode criar posts, precificar os produtos e inserir links que levam o usuário direto para a sua loja, e o melhor de tudo: sem pagar nada por isso!
Além da Rede Social contar com mais de 90 milhões de usuários ativos no Brasil, veja outros dados divulgados pelo próprio Instagram que podem te motivar a abrir a sua loja:
- 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
- Em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços;
- 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
O que preciso para abrir a minha loja?
Antes de mais nada, é preciso que você cumpra algumas etapas para conseguir abrir a sua loja.
O primeiro passo é ter um perfil comercial no Insta vinculado à uma Fan Page. Também é necessário que você tenha um domínio válido e um catálogo de produtos no Facebook, ou um e-commerce.
O catálogo de produtos é necessário pois dessa forma você poderá marcar os produtos nas publicações do Instagram, inserir as descrições referentes a aquele produto, precificar e adicionar um link para compra!
A vantagem da loja no Instagram é que você pode compartilhar e anunciar promoções no feed e nos stories, aumentando assim o alcance das suas publicações!
Mas você deve estar se perguntando: Ok, o usuário se interessou pelo produto, clicou no post, viu todas as informações e decidiu comprá-lo! E, agora?
Aqui entra a importância de você ter uma plataforma de e-commerce, o usuário será direcionado para lá para finalizar a compra!
Passo a passo para criar sua loja no Instagram
Agora que você já entendeu o quanto essa plataforma poderá ser útil para a sua loja online e o que você precisa ter para conseguir clientes, veja o passo a passo bem detalhado de como criar a sua loja no Instagram!
1 – Analise se você é qualificado para abrir uma loja na plataforma
Existem alguns requisitos que você precisa cumprir para saber se está qualificado para configurar o recurso Compras no Instagram, veja quais são:
- Estar localizada em um mercado disponível;
- Ter um produto qualificado;
- Estar em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais da plataforma;
- Ter um domínio de site no qual você pretende vender.
2 – Crie um perfil comercial
Se você já possui um perfil pessoal e deseja convertê-lo para comercial, siga as etapas a seguir:
- Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
- Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
- Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
- Selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz;
- Escolha as opções de exibição do perfil.
Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado.
3 – Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook
Siga as etapas a seguir para vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
- Selecione “Editar Perfil”;
- Sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
- Escolha a página do Facebook que deseja conectar;
- Caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.
4 – Carregue o seu catálogo de produtos
O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Há duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, são elas:
- Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Plataformas de e-commerce: No curso Minha Loja Online você aprende passo a passo em poucos cliques a fazer a configuração com o plugin oficial do Facebook integrado ao Woocommerce, plataforma onde você cria sua loja do jeito que você quiser, sem se amarrar a mensalidades e sem limitação de produtos.
5 – Aguarde a análise da conta
Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar os produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise.
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
- Selecione “Configurações”;
- Cadastre-se para o recurso “Compras”;
- Siga as etapas para enviar sua conta para análise;
Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.
Em geral, a análise de contas pode demorar alguns dias, mas pode acontecer de ser mais rápido, tenha paciência, a qualquer momento você pode acessar “Compras” nas Configurações para verificar o status.
6 – Habilite o modo compras no perfil do Instagram
Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar os recursos Compras.
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
- Selecione “Configurações”;
- Toque em “Empresas” e em “Compras”;
- Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
- Selecione “Concluir”.
7 – Marque os seus produtos na loja do Instagram
Quase pronto! Agora, é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.
A opção de marcação aparece em lugares diferentes, veja como fazer:
- posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
- posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.
Dicas do Instagram
De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que você pode adotar para ter melhor proveito da plataforma, veja a seguir:
- Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
- Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;
- Divulgue sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
- Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
- Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.
Uma das maiores dificuldades das pessoas é de fato ter um e-commerce atrativo que auxilie e incentive o cliente a finalizar sua compra.
De nada adianta ter a loja no Instagram e muitos seguidores, pessoas interessadas, se quando abrem o seu catálogo de produtos no e-commerce não encontram o que desejam, não conseguem de forma intuitiva finalizar o carrinho ou as opções de pagamento não serem práticas.
Agora que você já sabe como montar a sua Loja no Instagram, que tal aprender a driblar esses obstáculos do e-commerce e sair na frente da concorrência?
O Minha Loja Online pode te ajudar de forma simples e didática a montar o seu e-commerce sem grandes investimentos e sem limitação de produtos, vinculando-o ao catálogo do Facebook para você ter mais praticidade na hora de criar a sua loja no Instagram!
Ficou interessado? Então corre porque além do acesso ao curso ser vitalício e suporte para tirar suas dúvidas, lá você também aprenderá a criar campanhas de Facebook e Instagram Ads, aumentando o seu alcance, fazendo com que as pessoas encontram a sua loja dentro da plataforma!