Para a maior parte dos empreendedores, a prática de fullfilment no comércio eletrônico significa um processo em que o comerciante toma medidas para entregar um pedido ao comprador. Ou seja, o vendedor se empenha mais para agilizar a logística do negócio online através de um processo tranquilo de atendimento de pedidos.
Desta forma, para evitar avaliações ruins de clientes e estornos irritantes, é prudente fazer parceria com empresas de atendimento de pedidos que possuam boa reputação.
Veja o artigo a seguir e entenda a importância do fullfilment para o sucesso de um e-commerce!
Por que terceirizar o serviço de atendimento?
O atendimento do pedido vem com muitos procedimentos essenciais para fazer o pedido chegar à porta do cliente. Em termos práticos, um comerciante tem que lidar com toda a atividade de processamento de pedidos, que é bastante tediosa e precisa de vários recursos. E é aqui que uma plataforma de atendimento de pedidos entra em ação.
É sem dúvida o caminho certo para qualquer comerciante, já que uma empresa de atendimento oferece alguns serviços que giram em torno de tornar seus produtos prontos para envio. Inicialmente, um comerciante deve ter um depósito para armazenar o seu estoque.
Diferentemente do dropshipping, onde você de fato não precisa ter um estoque, um varejista que trabalha com produtos físicos e possui uma demanda global precisa de um local de armazenamento perto de onde vem boa parte dos pedidos.
Na realidade, a prática é indicada ao incorporar um serviço de terceiros que seja testado e aprovado. Se você está na area de e-commerce, pode se relacionar com alguns problemas, como o abandono de carrinho.
Fullfilment Vs Dropshipping, quais as diferenças?
Para definir os dois termos de maneira correta, é preciso ter em mente o fato básico de que ambos são modelos usados pelos comerciantes para levar os produtos aos clientes finais. Na maioria das vezes, os varejistas ficam receosos ao escolher um método para implementar em seus negócios.
Na verdade, tanto o atendimento de pedidos quanto o dropshipping são um pouco parecidos. Ao receber um pedido, um comerciante pode escolher por usar um serviço de terceiros. Ou seja, significa que é preciso manter o seu estoque em algum depósito terceirizado. Como alternativa, um comerciante tem a possibilidade de fazer dropshipping.
Tecnicamente, este é um modelo de negócio bastante predominante por necessitar de um capital inicial menor, pois as mercadorias são produzidas e armazenadas pelo fabricante. O processo começa quando um pedido é realizado na loja online do dropshipper. Posteriormente, o comerciante enviará os pedidos ao fabricante.
O lojista compra os itens a um preço de atacado e mantém a margem de lucro e a tarefa de atender todos os pedidos dos clientes, fica com o fabricante. Pela aparência das coisas, parece que o transporte direto é um tipo de satisfação de terceiros.
Na realidade, tudo depende das necessidades do varejista. A maior vantagem do atendimento terceirizado é a possibilidade de usufruir da infraestrutura bem estabelecida.
Eu realmente preciso de um serviço de atendimento?
Um serviço de atendimento terceirizado é útil sempre que um varejista deseja expandir seus negócios. Considere isso como uma estratégia para atender à crescente demanda dos clientes. Mais importante ainda, você deve considerar todas as operações de gerenciamento de estoque, além de que nunca pode errar com o inventário se deixá-lo para os especialistas.
Pode-se argumentar que o software de atendimento automatizado auxilia nas suas transações com uma margem significativa. Supondo que você dependa de canais de vendas de terceiros, é útil usar um serviço que oferece integrações flexíveis.
Para elevar a sua pontuação de cumprimento, você deve ser perspicaz ao lidar com SKUs (unidades de manutenção de estoque) e minimizar todas as discrepâncias tanto quanto possível. Mais uma razão pela qual é preciso ter um serviço de atendimento no local.
Além do mais, o varejista precisa tratar profissionalmente a parte de processamento de pedidos do negócio. Falando literalmente, se as coisas não batem certo, isso é uma bandeira vermelha, o que significa que você deve depender dos gurus de atendimento.
Com o crescente desenvolvimento da tecnologia de ponta, você deve perceber como a automação desempenha um papel importante no comércio eletrônico. É fato que o rastreamento de remessas fica mais fácil quando você depende de serviços de atendimento terceirizados. Não esquecendo as atualizações de estoque feitas em tempo real.
Considerando todos os fatos, o varejista precisa decidir conscientemente sobre o Fullfilment. Se você é um iniciante no e-commerce, precisa aprender a executar o processo de remessa sem dificuldades. Em termos de negócios, os resultados positivos são vistos em toda a linha quando o comerciante e os clientes estão satisfeitos.
Sem dúvida, pode parecer certo e sensato trabalhar com uma equipe de especialistas. Na verdade, é de suma importância deixar tudo nas mãos de serviços de atendimento de terceiros, conforme mencionado acima.
O artigo foi útil? Leia também Processos de expedição da loja: por que você deve automatizar?