Gerenciamento de marca: saiba as principais vantagens

Gerenciamento de marca: saiba as principais vantagens

A gestão da marca é o processo contínuo de garantir uma experiência consistente, orientada para o valor e positiva sempre que alguém se envolve com a sua empresa. Cada ponto de contato, das páginas do seu site às campanhas de produtos e bate-papo de atendimento ao cliente, precisa comunicar os valores da sua empresa para que o público pense em você primeiro quando precisar comprar o que você vende. 

É uma prática comercial crítica para quem deseja se tornar relevante e permanecer assim no cenário digital em constante mudança de hoje. 

Quais ferramentas eu preciso para gerenciamento de marca?

Comece com um sistema de gerenciamento de ativos digitais. É uma das principais tecnologias que as empresas usam para gerenciar suas marcas. Um sistema que organiza e distribui ativos de marca a partir de um hub central, servindo como uma fonte única de verdade para visibilidade, monitoramento e consistência da marca.

É também um mecanismo poderoso para entrega de conteúdo para capacitar suas equipes de vendas, revendedores e parceiros, experiências de e-commerce e todos os canais que precisam de conteúdo de marca.

  • Crie um gateway digital para sua marca usando uma página de login de marca, mensagens de painel, URLs personalizados e muito mais.
  • Compartilhe histórias mais memoráveis ​​e significativas com portais, coleções compartilhadas, códigos de incorporação e compartilhe links
  • Segmente histórias de marketing por grupo de negócios, público, conteúdo tipo e muito mais usando metadados, categorias e filtros de pesquisa
  • Personalize experiências de marca usando páginas de destino em diferentes idiomas, curando grupos de ativos sob medida para diferentes públicos e localizando a marca com material de vendas personalizado
  • Salve as diretrizes da marca onde as pessoas possam encontrá-las facilmente, centralizando ativos e padrões de marca em um local com acesso sob demanda

Acompanhe como os ativos de marca estão sendo usados ​​online, por quem, onde e quando com análise de conteúdo em nível de ativo e site

Essa estratégia de fonte única da verdade permite que você simplifique as experiências do funcionário e do cliente, uma busca comum para muitos profissionais de marketing modernos.

Quem é o responsável pela gestão da marca?

Resumindo, todos na sua empresa. Branding e gerenciamento de marca são mais que apenas marketing ou foco criativo. Claro, sua marca depende do uso consistente de seu logotipo, cores de marca e mensagens. Mas também deve ser compreendido, adotado e colocado em prática diária em toda a empresa.

Como você conseguirá envolver todo o negócio? Comece dando a todos acesso a ativos de marca atualizados por meio de seu sistema. Isso torna mais fácil para todos contribuir com a experiência do cliente de forma a construir sua marca de forma consistente ao longo do tempo. Quando sua marca é adotada em toda a organização, todos ganham:

  • O marketing tem mais facilidade para comunicar o valor de seus produtos e serviços
  • Vendas recebe um pipeline de leads que começa com uma melhor compreensão do valor que você fornece
  • Os clientes em potencial sabem o que esperar de sua empresa
  • Os clientes atuais se sentem confiantes em sua decisão de ser (vir) leais ao seu negócio
  • As contratações em potencial serão atraídas por sua cultura

Leia também: 5 Ações para melhorar a presença digital da sua empresa.

Ações que compõem a arte da gestão da marca

Agora que entendemos melhor o que é a gestão da marca e quem é responsável por ela, vamos examinar todas as ações que se combinam para formar a arte da gestão da marca.

Inspire uma percepção positiva da marca

Sua marca não é apenas um logotipo, campanha ou slogan. É o culminar de cada experiência que uma pessoa tem com sua organização, o que deixa uma percepção em sua mente. 

Infelizmente, você não pode controlar as percepções. Você só pode influenciá-los.

Existem três coisas importantes que sua organização pode fazer de forma consistente para influenciar associações positivas com sua marca:

  1. Cumpra suas promessas
  2. Ofereça experiências genuínas centradas no cliente
  3. Comporte-se com integridade

Saiba quem você é

A influência positiva começa com saber quem você é e o que você representa (a essência da sua marca), o que não é uma tarefa fácil. Você precisa fazer a si mesmo perguntas difíceis, obter consenso sobre seus valores e características organizacionais e exibir sua personalidade em equipes, locais e canais.

Para ter certeza de que todos estão informados sobre quem você é, faça estes tipos de perguntas à sua equipe de liderança:

  • Quais três palavras você usaria para descrever como sua organização deve sempre se comportar? Quais são as três palavras que descrevem como você nunca deve se comportar? Em seguida, destile uma lista comum de três para cada categoria com a qual todos concordem.
  • Quais são seus principais concorrentes hoje? Chegue a um acordo sobre quem eles são e, em seguida, determine o valor que cada um deles oferece e como sua organização é exclusivamente diferente deles.
  • Quais são as três histórias significativas que você pode compartilhar com seu público e que realmente abrangem a essência de sua marca? Não conte uma história grande e maluca para chamar a atenção das pessoas. Torne isso real.

Conheça o seu público

Você precisa conhecer o seu público e o que eles realmente querem de você para garantir que a essência da sua marca ressoe. Faça a si mesmo estes tipos de perguntas:

  • Quais são seus principais públicos hoje? Talvez você costumava servir a pequenas empresas, mas agora você atende a empresas de médio porte ou grandes empresas. Identifique e chegue a um acordo sobre o seu público-alvo hoje.
  • Você está falando com seu público regularmente? Você está interagindo com seu público por meio do Zoom, pesquisas, entrevistas, jantares, eventos presenciais ou individuais? Do contrário, é hora de sair do escritório. Seu público é um espelho e a maior fonte de feedback para sua marca.

Reúna seus funcionários em torno de sua marca 

Seus funcionários são absolutamente essenciais para gerenciar sua marca. Afinal, são eles que interagem com seus clientes, compradores e parceiros todos os dias. Quanto mais você se comunicar sobre o que a marca significa para eles e como eles podem levá-la adiante, mais eles irão evangelizar sua marca e contribuir para o sucesso de seu negócio.

Use a integração de funcionários como uma oportunidade para ensinar às pessoas como sua marca surgiu, para onde está indo e por que é importante. Em seguida, continue o treinamento da marca com os funcionários em intervalos regulares para que as equipes aprendam continuamente o que há de novo e que papel desempenham para trazê-lo à vida. 

A gestão de marcas estelar produz resultados reais e tangíveis para sua cultura e funcionários. Também impulsiona a receita de vendas não apenas de um produto ou serviço, mas de outros produtos e serviços associados positivamente à sua marca. Por exemplo, se um cliente adora o seu serviço de limpeza e confia na sua marca, é provável que ele também dê uma chance aos seus materiais de limpeza. As pessoas tendem a gravitar em torno do que já sabem, especialmente se tiverem uma boa experiência.

Veja a gestão da marca em ação

Lembre-se de que o gerenciamento de marca não envolve apenas o uso da versão certa de um logotipo. É uma prática comercial abrangente que distingue sua empresa no mercado, garante a força e a consistência de sua marca e ajuda sua organização a cumprir suas promessas. 

Compartilhe este post!

Veja também!

Já pensou em criar a sua própria loja online para vender seus produtos?

Clique no botão abaixo e conheça o nosso curso!