Ame ou odeie, a tecnologia está sendo cada dia mais utilizada para automatizar quase tudo o que é possível com o objetivo claro de tornar a nossa vida mais fácil.
Pare para pensar um minuto sobre todas as nossas atividades diárias que realizamos e quantas delas já podemos contar com o apoio da tecnologia para torna-las cada vez mais simples.
Você pode por exemplo utilizar o aplicativo do banco para fazer praticamente todas as transações que precisar, eliminando a necessidade de ir ao banco pessoalmente.
Você pode pegar uma carona para praticamente qualquer lugar com apenas alguns cliques no seu smartphone, sem nem precisar falar com o motorista ou pegar no dinheiro.
Você também pode comprar um carro e recebê-lo em casa, evitando totalmente o incômodo de pechinchar com uma concessionária.
Enfim. Como você viu, existem inúmeros exemplos que podemos citar aqui.
Como consumidores, estamos constantemente procurando pela próxima novidade tecnológica que tornará a nossa vida mais fácil, e porque não, melhor.
Quando falamos em marketing não é diferente.
Os consumidores desejam maneiras mais fáceis de se comunicar com as empresas.
Eles não querem ligar e pedir ajuda ou preencher um longo formulário e esperar que alguém os ligue de volta.
Eles querem respostas para suas perguntas agora e querem ter o controle da conversa.
Sendo assim, os chatbots são a alternativa mais “fácil” pela qual os consumidores são atraídos.
O que é um Chatbot?
Um chatbot é uma interface de chat programada com a qual um visitante do site pode interagir.
Eles são programados para imitar de perto o comportamento humano e interagir com o visitante do site através de mensagens.
Provavelmente você já utilizou uma ferramenta de chat ao vivo em um site. Os chatbots são basicamente a mesma coisa, exceto que as perguntas e respostas são programadas em vez de depender de uma leitura humana e da resposta a cada mensagem.
Os chatbots ajudam os clientes a ter suas dúvidas respondidas da maneira mais rápida e fácil possível, sem que se sintam perdidos.
Pense em um chatbot como pequenos guias ou assistentes, ajudando os consumidores a encontrar o caminho de entrada e saída das informações do seu site.
Existem dois tipos principais de chatbots:
- Chatbots simples
- Bots de bate-papo avançados
Chatbot simples
Os chatbots simples respondem a palavras-chave pré-definidas ou comandos programados por um desenvolvedor. Esses bots são simples e limitados quando se trata de comunicação. Por exemplo, se um visitante de um site fizesse uma pergunta a um bot ou digitasse palavras que não se relacionem com nenhuma das palavras-chave ou frases específicas que o bot foi programado para reconhecer, o bot não conseguiria entender.
Chatbot avançado
Ao contrário dos bots simples, os chatbots avançados usam IA (Inteligência Artificial) ao se comunicar com os visitantes online. Isso permite que eles entendam a linguagem e a comunicação básicas e respondam com várias sugestões, sem a necessidade de inserir palavras-chave ou frases pré-programadas.
Um chatbot avançado não é um humano, mas o seu visitante será capaz de ter uma conversa natural, fazendo com que sintam como se estivessem conversando com uma pessoa de verdade.
Por que usar um chatbot?
Agora que você já entendeu melhor o que são os chatbots e como eles agem em um site, você pode ter algumas perguntas sobre como um chatbot pode ajudar quando se trata de melhorar suas estratégias de marketing. Vamos às respostas!
1. Os chatbots simplificam as coisas
Seu site é rico em informações, fornecendo tudo o que o cliente deseja saber. No entanto, embora as informações estejam prontamente disponíveis à disposição dele, o cliente ocupado de hoje não quer ficar procurando informações ou respostas.
Em vez de desperdiçar um tempo valioso e muitas vezes limitado em busca, o que eles realmente desejam é um botão mágico que possam apertar e todas as suas perguntas e problemas são facilmente resolvidos.
Os chatbots são personalizados para fornecer as informações que os consumidores procuram. É o foco principal de seu trabalho e eles o fazem muito bem!
2. Chatbots são robôs
Sabemos, parece óbvio. Mas o fato de os chatbots serem robôs traz alguns benefícios para a sua marca, mesmo porque apesar de não serem humanos, isso não significa que não sejam naturais em algum grau.
Como os bots não são humanos, eles não têm as dificuldades emocionais com as quais os humanos lidam, o que os permite manter os clientes se sentindo tranquilos, calmos e controlados.
Mesmo que o cliente fique um pouco irritado, um bot não se importa.
Isso pode dissipar alguns dos problemas que surgem do erro humano. Por exemplo, todos nós falamos com um representante que parecia estar tendo um dia ruim ou talvez tivesse um tom de voz desagradável ou rude. Os bots tratam a todos da mesma forma com total atenção e respeito, dando à sua empresa a vantagem quando se trata de fornecer um serviço excelente ao cliente.
3. Os chatbots estão sempre disponíveis
Os chatbots estão sempre disponíveis quando você precisa deles, de dia ou de noite. Tem uma pergunta urgente que precisa ser respondida às duas da manhã? Os chatbots estarão lá esperando e dispostos a ajudar, garantido.
Os bots podem ser extremamente úteis para empresas menores com equipe limitada por exemplo, que simplesmente não tem mão de obra suficiente para manter um representante ativo de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Embora o chat ao vivo também seja ótimo em algumas situações, nem sempre é possível tê-lo e vem com suas limitações.
4. Os chatbots tornam as coisas melhores
Os bots fornecem um serviço valioso ao cliente, suporte, conforto e, em alguns casos, uma pitada de entretenimento.
Isso, por sua vez, oferece a seus visitantes online e clientes em potencial uma experiência mais personalizada e positiva, fazendo com que se sintam valorizados e importantes.
Os bots podem responder a perguntas de forma rápida e eficaz, especialmente as mais frequentes. Isso é particularmente útil, considerando que muitos clientes têm as mesmas perguntas ao visitar seu site.
Os bots podem ajudar o seu cliente a navegar pelo site, até mesmo auxiliando-os no processo de checkout.
Os bots também podem atuar como um assistente virtual, fazendo sugestões e recomendações de produtos, o que consequentemente aumentará as vendas e os lucros.
5. Chatbots convertem visitantes em clientes
Os chatbots tornam mais rápido e fácil para os consumidores encontrarem o que procuram, aumentando as chances de um lead se transformar em cliente com o tempo.
Já se foram os dias de espera pelo consumidor para preencher e enviar um formulário de contato e aguardar uma resposta.
Os chatbots respondem com uma velocidade extremamente rápida, eliminando leads perdidos.
Uma vez que a qualidade do lead diminui com o passar do tempo, ações e respostas rápidas são essenciais.
Os bots podem agendar reuniões e compromissos no local, encaminhar clientes ou clientes potenciais para membros da equipe de vendas ou até mesmo transformar visitantes em clientes pagantes, ajudando-os a comprar produtos ou serviços.
Melhor ainda, os bots podem cuidar do processo de qualificação para você também. Ao coletar dados da visita do cliente em potencial, os bots podem separar leads qualificados daqueles que não são. Isso reduz drasticamente os leads sem saída que desperdiçam um tempo valioso da empresa.
6. Chatbots constroem confiança na marca
Os chatbots podem gerar maior credibilidade e confiança entre sua marca e seus clientes.
Os chatbots são, frequentemente, a primeira interação que um cliente potencial tem com sua marca, tornando-se a oportunidade perfeita para educar o comprador potencial sobre seus produtos e o que seus serviços podem fazer por eles.
Os bots realmente causam uma impressão positiva, criando um vínculo poderoso entre o consumidor e sua marca.
Será que os chatbots são adequados para o seu negócio?
Ainda precisa de um pouco mais de convicção de que os chatbots são bons para o seu negócio?
Vamos rever alguns dos benefícios em usar um chatbot em seu site:
- Melhore o atendimento ao cliente.
- Disponível a qualquer hora.
- Atraia o interesse de um comprador enquanto ele está em seu site.
- Gere mais leads.
- Elimine a necessidade de um representante ao vivo.
- Crie confiança e lealdade com sua marca
- Mantenha os visitantes envolvidos e entretidos.
- Personalize a experiência do cliente.
Com tudo o que um chatbot tem a oferecer, não demorará muito para que você se pergunte como sua empresa conseguiu sobreviver sem um.
Portanto, vá em frente e use a tecnologia ao máximo. Este é sem dúvidas um investimento do qual você não se arrependerá.