É fato que o e-commerce gira em torno da experiência do cliente. Desde a escolha dos produtos a serem vendidos, os preços praticados, as embalagens e principalmente as opções, preços e formas de entrega.
Mas a experiência de compra está diretamente associada à logística, pois é bastante comum atrasos ou altos preços na entrega do produto.
A logística integrada é justamente um processo que cuida dos processos de logística, desde a separação do produto, embalagem até a entrega ao cliente, de maneira integrada. Ou seja, existe uma interligação entre os setores, sempre tendo em foco resultados melhores para o cliente.
Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre logística integrada e as vantagens para o seu e-commerce!
Como funciona a logística integrada?
É basicamente um processo de gestão que estimula as atividades e integra a cadeia do produto até a venda e entrega ao cliente. Isso faz com que o negócio tenha uma comunicação interna mais assertiva e aumente também a produtividade e as vendas.
Para fazer o processo de logística integrada a melhor forma é através de um sistema de gestão ERP que unifica os setores da empresa e proporciona a logística integrada, desde estoque até a entrega.
A logística integrada também melhora a economia, já que faz o processo de vendas estar mais integrado com os produtos em estoque, evitando excessos ou faltas de mercadorias.
Quando o estoque informa que determinado produto ou insumo está em falta, o setor de compras já analisa a necessidade e faz orçamento e pedido com os fornecedores. Assim como quando um produto é vendido em um canal de venda, ele já é automaticamente selecionado no estoque para separação, embalagem e entrega, tornando o recebimento do cliente mais ágil.
Confira como funciona a logística integrada em 3 passos:
- Fluxo de materiais: é a base do estoque, para ter o controle de produtos de modo a evitar desperdícios. Também é preciso manter o controle de estoque, no mesmo ERP, para ficar de olho em prazos de vencimento ou manutenção, principalmente quando forem produtos perecíveis ou eletrônicos.
- Demandas: fluxo de pedidos, venda, separação, embalagem e demais necessidades ainda no estoque. Etiquetas e notas fiscais também já entram nesta etapa do processo.
- Entrega: a última e a mais crucial das etapas, a entrega precisa contar com opções variadas ao consumidor – entregas mais caras e expressas, e mais em conta, porém mais demoradas. Desta forma, a decisão do prazo de entrega fica por conta do cliente, e a chance dele ficar satisfeito com a compra é maior. Aqui cabe, sempre que possível fazer a entrega antes do prazo estimado e para isso, é preciso contar com bons parceiros de logística.
Mesmo a logística sendo integrada através do sistema de gestão, é fundamental o negócio contar com planejamento de entrega e distribuição. Desta forma, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e melhorar sempre mais o serviço.
Quais as vantagens da logística integrada para seu negócio?
A logística integrada resulta em diversos benefícios tanto para o negócio como para o cliente. Entre eles, podemos destacar:
- agilidade;
- eficiência;
- integração da comunicação interna;
- controle do fluxo;
- praticidade ao gestor;
- melhor experiência ao comprador.
O lojista acompanha o fluxo logístico através do sistema de gestão, que já relata o que foi vendido, o que está sendo separado, embalado e etiquetado no estoque e também o que já saiu para a entrega.
Integrar as áreas do negócio é uma estratégia inteligente para quem quer ampliar o negócio, vender em mais canais sem perder a organização interna. Do ponto de vista do cliente, ele lembrará com maior facilidade do seu negócio na próxima compra se ele tiver uma entrega rápida.
O cliente de um e-commerce dispõe de tantas ofertas diariamente que não fideliza um negócio que extravia pedidos, entrega produto errado ou demora muito para entregar a compra.
Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e leia também Por que um e-commerce deve ter um blog?