Saiba como fazer uma análise de site e melhore o desempenho dele

Saiba como fazer uma análise de site e melhore o desempenho dele

Como saber se o conteúdo do seu site está atingindo o alvo? É interessante e relevante para o seu público? Ou deixa de inspirar? Responder a essas perguntas é fundamental para o marketing de conteúdo gerar receita.

Para entender o desempenho do seu conteúdo, você precisará realizar uma análise de desempenho do seu site. A partir dessa avaliação e de sua análise de conteúdo, você obterá ótimos insights sobre o que está funcionando e identificará novas oportunidades para estimular o engajamento.

O que é uma análise de conteúdo de site?

Uma análise de conteúdo de site, ou auditoria de conteúdo, descreve o processo de examinar todo o conteúdo de seu site, como páginas, postagens, vídeos, páginas de destino e muito mais, determinar seus pontos fortes, pontos fracos e status atual. 

Uma auditoria de conteúdo eficaz oferece insights importantes sobre onde você está tendo um bom desempenho e onde há trabalho a fazer.

Finalidade e objetivos

Antes de começar sua análise, você precisa definir seu propósito e objetivos. aqui estão alguns exemplos:

  • SEO: A auditoria de SEO é crítica porque, se você não estiver otimizando palavras-chave, é improvável que seu conteúdo seja encontrado. 

Você não só precisa saber se cada uma de suas páginas e postagens foi otimizada corretamente, mas também se está usando as palavras-chave corretas. 

As tendências mudam e novos desafios surgem em todos os setores, então o que era uma palavra-chave de alto volume 12 meses atrás pode não ser mais.

  • Análise de tópicos: não importa quem seja o seu comprador, há muitos tópicos relevantes relacionados aos problemas e às suas soluções. 

Uma análise de conteúdo do site fornecerá clareza sobre quais tópicos você está cobrindo bem e onde há lacunas. Além disso, com base no desempenho do conteúdo, você saberá quais tópicos são mais significativos para seus clientes.

  • Recepção do público: Você também pode analisar o conteúdo do seu site para entender como o seu público está recebendo o conteúdo. 

Eles compartilham? Eles passam um tempo considerável na página? Determinado conteúdo aumenta a probabilidade de conversão? Desbloquear essas métricas ajuda a entender se o seu conteúdo está impactando o seu público.

  • Governança: com o volume crescente de conteúdo sendo criado hoje, o desafio de mantê-lo (também conhecido como governança de conteúdo) está crescendo com ele. 

Realizar uma auditoria de manutenção no conteúdo do seu site como uma meta primária ou secundária deve definitivamente se tornar parte das funções regulares da sua equipe de conteúdo da web. 

Este processo ajuda a garantir que o conteúdo do seu site seja preciso, atual e ainda cumpra os objetivos que se propôs cumprir.

Leia também: 5 Dicas essenciais para criar um blog de sucesso

Executando sua análise de conteúdo

Então, vamos começar a falar sobre como conduzir sua análise de conteúdo. Você pode no início se sentir um pouco sobrecarregado, especialmente se tiver uma quantidade enorme de conteúdo. 

Mas vale a pena fazer essa auditoria. Isso o ajudará a determinar se você está alinhado com sua estratégia de conteúdo e lhe dará ideias de como preencher seu calendário de conteúdo daqui para frente.

Com base nos tipos de auditoria acima, você deseja responder a cinco perguntas principais:

  1. Meu conteúdo ainda é preciso e atualizado?
  2. Meu conteúdo está otimizado para SEO?
  3. Quais tipos de conteúdo apresentam o melhor desempenho?
  4. Quais tópicos são os mais populares?
  5. Quais assuntos não estão suficientemente representados?

Se você usar uma plataforma de software de marketing de conteúdo, sua análise de conteúdo será muito mais fácil porque você terá um registro de todo o seu conteúdo e seu desempenho em um hub. 

Idealmente, você teria um repositório de todo o seu conteúdo com detalhes como formato, tópico, palavras-chave e desempenho. Quer use ou não uma ferramenta, você precisará reunir uma quantidade de informações sobre a tarifa de cada parte do conteúdo do seu site.

Uma análise de conteúdo de um site geralmente inclui o seguinte:

  • Título da página
  • Palavra-chave alvo
  • Classificação orgânica e / ou pontuação de SEO (uma ferramenta de SEO será necessária para isso)
  • Meta Descrição
  • Tags alt de imagem
  • Data publicada ou atualizada
  • Formato
  • Tópico ou campanha (podem ser tags ou categorias para blogs)
  • Entradas e saídas de página
  • Taxa de rejeição da página
  • Tempo médio na página
  • Links quebrados, se aplicável
  • Compartilhamentos sociais
  • Frase de chamariz com link usado
  • Dados de conversão
  • Público-alvo ou comprador persona
  • Estágio do comprador

Você não precisa incluir todas essas informações para sua análise. Depende de seus objetivos, mas você pode aprender muito com todos esses dados.

Quais entradas de dados fornecem percepções para cada objetivo?

Agora, vamos voltar para esses objetivos e identificar quais pontos de dados são valiosos.

Objetivos de SEO

Para SEO, você deseja examinar todos os pontos de dados sobre palavras-chave, classificações, compartilhamento e engajamento. Você pode determinar rapidamente quais páginas apresentam desafios de SEO de algumas maneiras.

  • Se seus metadados não estiverem no limite de caracteres e não tiverem a palavra-chave, isso é um problema.
  • Se as tags alt nas imagens estiverem em branco, isso é uma bandeira vermelha do SEO.
  • Se a sua ferramenta de SEO não está dando “luz verde”, isso indica que você não seguiu as práticas recomendadas, usando em excesso ou subutilizando a palavra-chave.

No momento, também é uma boa ideia revisar o volume mensal de algumas das principais palavras-chave que você está usando para ver se elas ainda são importantes.

Objetivos de engajamento

Se você está tentando entender se o seu conteúdo é envolvente, você deve examinar atentamente as métricas comportamentais em sua plataforma de análise da web (ex: Google Analytics).

Se as páginas têm altas taxas de rejeição, baixas visualizações de página e quase nenhuma interação com a mídia social, então há uma boa chance de que o tópico ou o ângulo simplesmente não seja atraente para o seu público. Também pode ser o formato. Você pode descobrir que seu público não tem atenção para ler conteúdo extenso, mas adora vídeos e infográficos.

Você também pode começar a ver tendências em torno dos tópicos que importam e não importam. Quando você examina todas as páginas ou postagens específicas de um tópico e vê um alto envolvimento, considere novas maneiras de girar esse tópico ou redirecioná-lo para novos formatos.

Objetivos do tópico

Os objetivos do tópico se sobrepõem ao envolvimento de alguma forma, mas o que você realmente deseja focar com esse objetivo é o que está perdendo. Isso requer alguma análise de dados externos sobre o que está acontecendo em seu setor.

Embora você provavelmente esteja sempre atualizado e adicionando novos assuntos ao seu calendário de conteúdo, vá em frente e faça algumas horas investigando concorrentes e publicações do setor para entender quais são os tópicos do momento. Em seguida, compare isso com sua análise de tópico para detectar oportunidades.

Objetivos de governança

A abordagem mais simples, ou “fruto ao alcance” com o objetivo de governança de conteúdo, é filtrar sua análise até as páginas mais antigas (observe a data de publicação ou a data da última atualização) que ainda recebem uma boa quantidade de tráfego (entradas e visualizações de página).

Concentre-se primeiro nessas páginas e verifique se todos os elementos estão atualizados. Verifique seu SEO, verifique todos os links e certifique-se de que seu CTA está enviando os visitantes para o melhor ponto de conversão possível.

Depois que essas páginas principais forem revisadas, você pode começar a trabalhar no sentido de diminuir as páginas de volume. Quando você chegar ao ponto de sua análise em que páginas muito antigas estão quase sem tráfego, considere removê-las ou procure maneiras de reembalar, ou redirecionar o conteúdo.

Pegando o que você aprende e criando um plano de ação

Após reunir todos os dados e analisá-los com base em seus objetivos, crie um plano de ação para melhorar seu conteúdo. 

Este plano pode incluir atualizar sua estratégia de conteúdo, fazer uma auditoria e limpeza de metadados, adicionar mais tópicos ao seu calendário ou alterar alguns dos formatos de conteúdo planejado.

Compartilhe este post!

Veja também!

Já pensou em criar a sua própria loja online para vender seus produtos?

Clique no botão abaixo e conheça o nosso curso!