No decorrer dos últimos anos, o e-commerce tornou-se, além de uma vitrine virtual, uma oportunidade maior de escalonar as vendas através dos chamados marketplaces, grandes shoppings de comércio eletrônico, que podem ser de nichos específicos ou mais abrangentes, mas que de forma geral o consumidor confia e encontra diferentes produtos em um mesmo canal.
Os marketplaces são plataformas que faturam através de um sistema de comissionamento sobre as vendas, ou seja, elas ficam responsáveis pela divulgação e audiência do canal, enquanto terceirizam a parte de vendas e entregas aos lojistas.
É possível responder o título deste artigo de forma bem ampla, já que os motivos para vender em marketplaces são desde vender mais, criar presença digital e tornar a marca ainda mais conhecida entre os consumidores.
A seguir listamos mais algumas vantagens de investir nessas ferramentas. Confira!
Principais benefícios de vender em marketplaces
Com um sistema de gestão integrado é possível estar presente em diversos marketplaces e realizar vendas em múltiplos canais, sem ter problema na gestão, notas e entregas, já que os processos são automatizados.
Então vamos para as vantagens?
- Baixo investimento: os marketplaces geralmente trabalham com um percentual revertido sobre as vendas. Ou seja, é importante analisar se para o negócio faz sentido o percentual indicado pelo canal e escolher os marketplaces que cumpram essa expectativa. A maioria deles não tem taxa de entrada ou manutenção, mas fique atento às regras.
- Visibilidade: o maior fluxo de acessos de um marketplace beneficia o seu negócio, pois atinge públicos diversificados, assim como a relevância dos marketplaces em mecanismos de buscas auxilia a aumentar o tráfego da sua loja.
- Venda segmentada: caso o seu produto for algo mais específico, os marketplaces também podem segmentar as suas vendas. Por exemplo, se for um artigo esportivo é interessante estar presente em canais com público voltado ao contexto de esporte, saúde e lifestyle.
Como administrar as vendas nos marketplaces?
O desafio de vender em diversos canais é sem dúvida como gerir, compras, vendas e estoque ao mesmo tempo. Porém, como já comentamos, uma ferramenta ERP de gestão online e em nuvem auxilia e centraliza a gestão das vendas e integra cadastros, estoque, vendas e entregas.
Através do sistema de gestão, é possível realizar a integração com os marketplaces de forma simples, e a partir disso, o gerenciamento ocorre em um único canal. Entre as principais vantagens em gerenciar as vendas através do ERP estão:
- Organização: importação e exportação de pedidos, atualizações automáticas e controle dos processos;
- Cadastros: os cadastros de clientes, fornecedores e produtos anexados no sistema entram automaticamente na organização, evitando trabalho manual.
- Ampliação das vendas: pode-se sincronizar vendas em marketplaces variados assim como operações físicas.
- Facilidade do processo logístico: emissão de notas fiscais e controle logístico para cada canal de venda, porém sempre de forma integrada, imprimindo etiquetas e fazendo integrações com parceiros de entrega.
- Emissão de notas e boletos: emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais.
Dicas essenciais para vender mais:
Criar presença digital em diversos marketplaces é uma estratégia importante, mas não é uma garantia de vendas. Por isso, algumas dicas são sempre bem-vindas:
- Frete e prazo de entrega: O preço do produto não é o único atrativo para a compra. O valor do frete e o prazo de entrega também são muito importantes, por isso, conte com bons parceiros logísticos para garantir ao cliente valores e prazos interessantes.
- Informações completas: com tantas lojas vendendo produtos similares nos marketplaces é muito importante que seu anúncio seja completo. Não economize nas descrições e seja claro sobre as vantagens, tamanho, detalhes do produto. As fotos também convertem muitas vendas, por isso, vale investir em fotos boas para mostrar os ângulos do produto, assim como ele em uso, para despertar ainda mais o desejo de compra do consumidor.
- Opções de pagamento: O cliente quer poder escolher o formato de pagamento que melhor se encaixe: cartão, boleto ou Pix. Tenha as ferramentas atualizadas e não perca vendas.
Vender em marketplaces é um formato possível de investir pouco, mas ter bons retornos de vendas. Mais do que isso, é preciso que o consumidor reconheça a sua marca com autoridade nas vendas online e isso só acontece com mais vendas e boas experiências de vendas.
A gestão integrada é um passo importante para otimizar o trabalho e possibilitar mais vendas através de múltiplos canais.
Gostou do artigo? Veja também: E-commerce para a terceira idade: saiba como vender para esse público