Se você dirige um negócio online ou tem um comércio físico com um site de vendas, você pode estar avaliando se é ou não vantajoso adicionar um blog ao seu e-commerce.
Mesmo que o objetivo principal do seu site seja direcionar o tráfego para seus produtos, há uma infinidade de razões pelas quais adicionar um blog ao seu site de comércio eletrônico é benéfico.
Abaixo destacamos quais são as principais. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Otimização do mecanismo de pesquisa
Você com certeza estará investindo seu tempo e recursos para direcionar mais tráfego para seu site de comércio eletrônico — e um blog é um dos métodos gratuitos mais eficazes de fazer isso.
Adicionar um blog ao seu site de comércio eletrônico aumentará drasticamente a quantidade de conteúdo que ele contém. Quanto mais conteúdo você tiver, mais seu site será indexado — e mais clientes em potencial encontrarão organicamente o caminho até o seu site.
Para obter melhores resultados, inclua nos seus artigos das palavras-chave de tendência.
Conforme você compartilha suas novas postagens de blog em seus perfis de mídia social, criará mais backlinks para seu site, o que impulsionará ainda mais seu SEO.
Marca você como um especialista do setor
Muitos sites de comércio eletrônico utilizam seus blogs como um método de se apresentarem como especialistas do setor. As postagens do seu blog devem conter dicas e truques que o seu público-alvo está procurando, tutoriais e as últimas notícias do setor.
Embora você possa adicionar postagens de blog que contenham informações de vendas, para fins de branding – concentre-se mais em agregar valor aos seus clientes.
Envolve seus clientes
Em vez de iniciar um site que seus clientes acessam apenas quando fazem compras, você pode utilizar seu blog como um método de engajar seus clientes continuamente. Isso pode ser feito de várias maneiras, e abaixo estão algumas ideias para ajudá-lo a seguir na direção certa.
Por exemplo, se você vende produtos para perder peso, pode compartilhar histórias de sucesso de clientes.
Conte uma história — A história que você conta pode ser qualquer coisa, desde relevantes para o seu setor, inspiradoras para os seus clientes compartilharem ou sobre como o seu negócio surgiu.
Publique fotos e vídeos — embora seu site de comércio eletrônico certamente contenha imagens dos produtos que você está vendendo, seu blog é um lugar adicional onde você pode utilizar recursos visuais para envolver seus clientes.
Pode ser um vídeo rápido de como montar um produto, diferentes métodos de uso ou fotos e vídeos não relacionados ao produto, mas relevantes para o seu público-alvo.
Por exemplo, se você vende suprimentos para animais de estimação, pode compartilhar vídeos e imagens engraçados de animais de estimação.
É o lugar perfeito para fazer anúncios
Mesmo que você utilize o e-mail marketing para seus anúncios, ou tenha uma área em seu site de e-commerce onde você compartilha anúncios – o seu novo blog será um excelente lugar para seus clientes aprenderem as últimas notícias e atualizações.
Isso pode ser qualquer coisa, desde novos produtos, respostas às suas perguntas mais frequentes, promoções sazonais ou qualquer coisa nova sobre sua empresa que você gostaria de compartilhar.
Aumenta suas taxas de conversão
Seu blog de e-commerce não apenas direcionará mais tráfego para seu site, mas também aumentará suas conversões.
Seu blog fará com que você se sinta mais confiável e identificável, o que proporcionará aos novos clientes um maior senso de confiança em suas compras.
Cria uma comunidade online
Muitos blogs permitem que os clientes comentem em suas postagens, o que faz com que eles se sintam parte de uma comunidade online maior.
Assim como nas mídias sociais, certifique-se de responder ativamente a todos os comentários e mensagens privadas.
Não se preocupe com a adição de comentários questionáveis ou spam, porque você pode configurar seu blog de maneira que possa aprovar todos os comentários externos antes de irem ao ar.
Constrói fidelidade à marca
Você pode ter os melhores produtos ou serviços do mundo, mas se não construir a fidelidade à marca, o número de clientes recorrentes provavelmente será baixo.
Como uma empresa que vende online para clientes de todo o país ou do mundo, você deve encontrar uma maneira de construir fidelidade à marca.
Embora o seu blog por si só não crie fidelidade à marca, ele desempenha um papel fundamental no processo. Contanto que as suas postagens sejam um equilíbrio apropriado entre profissional, divertido, relevante e informativo, elas ajudarão a construir a fidelidade.
Não se esqueça de destacar a sua comunidade e envolvimento de caridade em suas postagens de blog, pois os clientes gostam de apoiar empresas conectadas a algo maior do que eles.
Oferece o potencial para se tornar viral
Suas postagens de blog devem ter botões que permitam aos leitores compartilhar suas postagens de forma rápida e fácil nas redes sociais e / ou enviá-las aos amigos.
Quer você poste um artigo com uma história inspiradora ou um vídeo envolvente — a capacidade de compartilhá-lo com as massas fornece o potencial para que ele “se torne viral”.
Mesmo se você não atingir milhões de compartilhamentos, poderá atingir uma porção muito maior de seu público-alvo ao postar consistentemente blogs envolventes e relevantes.
O que achou das dicas? Se deseja se aprofundar mais sobre como ter sucesso com um e-commerce visite o site da Minha Loja Online e conheça o nosso curso!