Compreender o comportamento dos consumidores jovens é uma excelente maneira de reconhecer tendências futuras. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, o público mais novo prefere comprar virtualmente.
Por conta disso, analisar os hábitos de consumo dessas pessoas é essencial não apenas agora, mas também no futuro.
Desta forma, se você pensa em ter um e-commerce de sucesso, não deixe de ler este artigo. Veja quais são os principais hábitos dos jovens consumidores nas compras online e como você pode se preparar para atendê-los!
O que os consumidores jovens consideram uma boa experiência de compra?
Ter uma compra satisfatória é a principal preocupação do consumidor jovem. A questão é que a experiência de compra é resultado de diversos fatores, pois há algumas características desse público que se refletem diretamente na compra virtual. Saiba quais são!
Novidade
O jovem consumidor é automaticamente mais curioso, já que nasceu ou cresceu em um ambiente virtual. Por isso, esse público está sempre em busca de produtos modernos e inovadores, envolvendo novas tecnologias.
Além do mais, não tem medo de ousar e experimentar novas ferramentas e esse tipo de comportamento explica a rápida evolução das redes sociais, como, por exemplo, o Tik Tok. Para completar, a inovação também se aplica à experiência de compra.
Liberdade
Os consumidores jovens valorizam a liberdade de escolha. É uma geração que aceita, e até espera, a venda por variados canais, através de uma estratégia omnichannel, com marcas e produtos diferenciados. O público aprecia a possibilidade de escolher o que mais agrada.
Velocidade
Os consumidores mais jovens pertencem à geração imediatista, que quer tudo para já, e isso acontece mais uma vez por influência da tecnologia. É um público habituado com mensagens instantâneas, com respostas para todas as dúvidas a apenas um clique de distância.
Por isso, a velocidade é um fator essencial para o e-commerce, pois o jovem quer uma entrega rápida e que sua reclamação ou dúvida seja respondida para ontem. Por isso, o mobile é o principal canal, já que pode ser utilizado a qualquer instante.
Personalização
Esse público tem o costume de personalizar tudo ao seu redor, inclusive no local de trabalho costuma rejeitar a hierarquização e padronização de cargos Por isso, também opta por comprar produtos exclusivos e personalizados, buscando uma experiência adequada aos seus gostos.
Valor
Todavia, o jovem também é muito exigente do ponto de vista da integridade, e por conta disso, as marcas estão se posicionando cada vez mais politicamente, pois é isso que o público busca. Os jovens, especialmente, querem comprar apenas de marcas que possuam valores que se identifiquem com os deles.
Assuntos como sustentabilidade ecológica e social são prioridades. Além disso, como citamos, é um público observador e que gosta de pesquisar sobre tudo que envolve as marcas das quais compram.
O que influencia nos hábitos de consumo dos jovens?
Todo mundo é influenciado pela sociedade à sua volta, e isso interfere diretamente nas opções de compra. Porém, para o consumidor mais jovem, esse fator é ainda mais relevante. Afinal de contas, é um grupo que está totalmente acostumado a um universo conectado. Existem dois conjuntos de fatores que influenciam no consumo dos jovens:
Condições sociais
Além da cultura em sua totalidade, existem fatores sociais que estão mais próximos de cada indivíduo. Estes são grupos de referência, como família, amigos e outros. No entanto, para a geração mais jovem, esse grupo é muito menos limitado do que para os mais velhos. Um jovem pode se conectar com alguém online para desfrutar de um gosto em comum e ter um relacionamento muito próximo, embora nunca tenham se visto pessoalmente.
Por serem mais propícias a esse tipo de relação, as redes sociais têm enorme influência em todo o processo de compra dos jovens. É por lá que são influenciados por grupos de referência, se relacionam com as marcas e compram os produtos.
Outro importante fator nas atitudes desse público são os influenciadores digitais. Essas pessoas são referências e os jovens veem essas pessoas como amigos próximos, tanto em relação ao comportamento como na influência de compra.
Condições culturais
A cultura e as classes sociais são referentes ao país, situação ou região em que uma pessoa vive. Já a subcultura é o fator determinante para o consumidor jovem.
Existem variadas subculturas espalhadas pelo mundo todo e é cada vez mais fácil encontrá-las.
O jovem possui total facilidade de encontrar o seu espaço de subcultura através de um grupo no Facebook, WhatsApp e em sites como Reddit ou Tumblr. Sendo assim, se você quer vender para eles, também precisa encontrá-los.
Esse texto com certeza te ajudou a entender os hábitos de consumo dos jovens e agora conseguirá direcionar o seu e-commerce para atender bem esse público-alvo.
Gostou das dicas? Leia também Fullfilment: saiba o que é