Tempo é dinheiro – você provavelmente conhece esse ditado. Há uma chance de você ter usado pelo menos uma vez na vida para indicar que algo pode estar acontecendo de forma mais rápida e eficiente.
No comércio eletrônico e nos negócios em geral, onde a velocidade e a maneira como você lida com as coisas podem determinar facilmente o seu sucesso, isso não poderia ter um significado mais literal.
As expectativas e demandas cada vez maiores dos clientes continuam a gerar sérios desafios de entrega para empresas online menores que podem ter menos recursos, mas devem estar prontas para funcionar no mesmo ritmo ou, idealmente, ainda mais alto do que seus concorrentes.
Para facilitar e acompanhar a concorrência, muitos deles contam com a automação do e-commerce que pode reduzir a quantidade de trabalho manual, melhorando a eficiência do trabalho e economizando muito tempo.
Neste artigo, você será apresentado à automação de envios, aprenderá como isso pode beneficiar sua empresa e quais são alguns exemplos específicos da automação que podem ser implementados por qualquer empresa que vise fornecer aos clientes a melhor experiência de compra online. Acompanhe a leitura!
Desafios no atendimento enfrentados pelas empresas de comércio eletrônico
Para entender melhor a função da automação de remessas e como usá-la para obter mais eficácia e eficiência, vamos dar uma olhada em alguns desafios comuns de atendimento que as empresas de e-commerce enfrentam diariamente.
Estoque deficiente e gerenciamento de pedidos
As lojas online não têm horário de trabalho, o que significa que qualquer pessoa com vontade de fazer compras pode fazê-lo quando quiser, seja na hora do almoço ou às 3 da manhã. Portanto, em um setor onde tudo acontece tão rápido, o gerenciamento manual do estoque ou dos pedidos pode simplesmente impedir que as empresas acompanhem o ritmo, deixando os clientes decepcionados.
Lentidão na remessa ou atrasos
Parece muito, mas os consumidores impacientes de hoje querem seus pedidos para já. Os gigantes do comércio eletrônico já provaram a rapidez com que podem entregar pacotes, colocando alguma pressão sobre as pequenas e médias empresas. Isso torna muito importante ter um processo de atendimento organizado que o ajude a atender às necessidades de seus clientes.
Falta de transparência
A opção de rastreamento de pedidos em tempo real provavelmente não é uma surpresa – as pessoas adoram receber pacotes e, quanto mais perto, mais entusiasmados os clientes ficam.
Portanto, não oferecer esse benefício coloca a empresa em risco de perder uma alta porcentagem de clientes para concorrentes que são mais transparentes sobre suas entregas.
Esses são apenas alguns dos desafios que os e-commerces precisam superar durante o processo de atendimento. Qualquer um desses ou qualquer outro estágio do processo de preenchimento que esteja mal organizado pode tornar seu processo de envio ótimo ou arruiná-lo para sempre.
Para evitar isso, vamos continuar a cavar mais fundo e ver como podemos automatizar os processos de remessa para que tudo corra conforme o planejado.
Explicando a automação de remessas
A automação da remessa é o processo de reduzir a quantidade de trabalho manual necessária para tarefas repetitivas e implementar várias ferramentas ou software para aumentar a eficiência de todo o processo de remessa.
Isso pode incluir tarefas como gerenciamento de estoque, embalagem, rastreamento de pedidos, envio de atualizações aos clientes, devolução de mercadorias, etc.
Aproveitar a automação em seu processo de remessa pode melhorar a qualidade de seus serviços, o que significa que também impactaria positivamente a experiência do cliente.
Então, para simplificar – quanto mais tarefas você automatizar, mais eficiente seu processo de remessa pode se tornar.
Alguns exemplos de automação de remessas
Acompanhamento de inventário
Usar automações para gerenciamento de estoque pode reduzir a possibilidade de vendas excessivas e deixar seus clientes esperando por muito tempo. Imagine que alguém faça um pedido apenas para descobrir que o item está esgotado… Isso não só pode arruinar a experiência deles, mas também criar confusão desnecessária para os representantes de atendimento ao cliente.
O sistema certo pode ajudar a manter o controle de seu estoque em tempo real através de todos os canais de vendas, facilitar gerenciar pacotes de produtos, atribuir itens automaticamente a pedidos específicos, ajudar a realizar verificações de estoque ou comprá-lo de fornecedores quando o estoque estiver acabando, e assim por diante. Ao automatizar esse processo, você pode ficar mais organizado e seguro sobre essa etapa de atendimento.
Aproveitamento das vantagens do rastreamento de pedidos
Outra parte muito importante das entregas de e-commerce é manter a transparência sobre o processo de envio, o que pode ser feito fornecendo aos clientes a oportunidade de rastrear seus pedidos. Um aplicativo ou software simples de rastreamento de remessas é o que pode ajudá-lo aqui.
O rastreamento de pedidos pode aumentar visivelmente a experiência do cliente, construir confiança e fidelidade, reduzir custos, sem falar que permite que você tenha mais controle de todo o processo de envio e melhore a eficiência do trabalho.
Os clientes, além de poderem ver todas as atualizações de status de pedido mais recentes sempre que quiserem, possuem mais um motivo para visitar sua loja, que pode ser uma vantagem para você se você conseguir chamar a atenção deles.
Envio de notificações automatizadas
A comunicação é a chave para bons relacionamentos e isso se aplica perfeitamente ao processo de envio também. É por isso que informar aos clientes sobre as mudanças no status do pedido sempre que isso acontece pode não apenas fortalecer a confiança deles em sua marca, mas também adicionar um toque de entusiasmo enquanto aguardam a chegada de seus pacotes.
Aqui estão alguns exemplos de mensagens que você pode e, provavelmente, deve automatizar:
- E-mails de confirmação de pedido / mensagens SMS (“Obrigado por seu pedido!”);
- Confirmações de pagamento (“Recebemos seu pagamento de …”);
- Confirmações de envio (“Seu pedido acabou de sair do nosso depósito e está a caminho!”);
- O status do pedido muda (“Seu pedido está em trânsito.”);
- Confirmações de entrega (“Seu pedido foi entregue com sucesso!”);
Aplicação de regras de automação
As regras de automação de remessa podem economizar muito tempo em tarefas menores, mas igualmente importantes, concluindo-as com base em vários critérios.
Eles podem ser personalizados e atribuídos automaticamente aos pedidos importados, o que significa que o pacote já terá todas as “configurações” necessárias para o envio, permitindo que você prossiga instantaneamente.
Isso fica muito mais claro quando você cria sua primeira regra. O processo geralmente ocorre da seguinte forma:
- Você deve escolher os critérios: SE ISTO…
- E definir uma ação: ENTÃO ISSO.
Um exemplo simples de tal automação poderia ser a aplicação de serviços específicos com base no peso da embalagem. SE algo pesar mais do que X kg, ENTÃO atribua a remessa à transportadora Y.
Não parece muito, mas dezenas dessas pequenas tarefas podem realmente se somar, e as automações podem ajudar a lidar com elas de forma mais eficiente.
Facilidade na devolução de pedidos
Sempre haverá uma certa porcentagem de clientes que desejará devolver seus pedidos. É aí que as automações também podem ser úteis, permitindo que os clientes devolvam as mercadorias com mais facilidade, ajudando você a lidar com o processo de maneira oportuna e eficiente.
As devoluções geralmente requerem colaboração próxima com a equipe de suporte ao cliente, consistem em interações manuais (que são mais propensas a erros) e muitas tarefas repetitivas que requerem atenção, foco e recursos de tempo.
Gerenciar tudo isso sem problemas pode encorajar os clientes a voltar na próxima vez, pois eles provavelmente se sentirão confiantes para comprar novamente. Tarefas como enviar uma devolução, gerar etiquetas de devolução pré-pagas, enviar atualizações sobre o processo, preencher os motivos de devolução e assim por diante, podem ser automatizadas e acontecer sem a necessidade de contato com ninguém de sua equipe.
Benefícios do envio automatizado
Economiza tempo. Provavelmente um dos benefícios mais óbvios, mas muito importantes, da automação de remessas. Tão simples quanto isso, automatizar tarefas que são repetitivas e demoradas garante um atendimento de pedidos mais fácil e rápido.
Reduz custos. Um sistema de envio automatizado elimina a necessidade de pessoal estar fisicamente presente e executar tarefas específicas manualmente, reduzindo os custos necessários para apoiar essas ações.
Melhora a eficiência e produtividade. Agora, quando você não precisa mais de uma pessoa para aprovar e verificar fisicamente cada pedido, isso não significa que você não precisa mais dela. O envio automatizado não só permite que você desvie sua atenção para outras tarefas mais complexas que também agregam valor ao seu negócio, mas também ajuda a realizar mais em um período mais curto.
Aumenta a precisão. Existem muitos tipos de dados no comércio eletrônico, como informações do cliente ou detalhes do pedido. Um sistema automatizado pode ajudar a minimizar a possibilidade de erros humanos, resultando em menos erros, talvez até menos devoluções, ajudando a manter a satisfação do cliente.
Resulta em uma melhor experiência do cliente e aumenta as conversões. Como os clientes desejam um processo de remessa transparente e sem falhas, é muito provável que ter sucesso em oferecê-lo os incentive a voltar, aumentando seus lucros.
As automações são uma ótima maneira de aumentar a eficiência do atendimento de pedidos e há muitas maneiras de aplicá-las para fazer com que esse processo beneficie sua empresa e seu cliente.
Além de que podem aliviar a carga dos ombros de sua equipe, pois realizam várias tarefas repetitivas que, em outro caso, exigiriam atenção individual. Habilitar automações para lidar com tudo isso para você pode aumentar a experiência do cliente e ter um impacto perceptível no crescimento do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Leia também Como otimizar e revolucionar a jornada de clientes?