Marketing de Conteúdo: o que é e como se tornar um especialista no assunto

Marketing de Conteúdo: o que é e como se tornar um especialista no assunto

O número de posts escritos em blogs todos os dias é absurdamente alto. Vem se tornando cada vez mais difícil ser reconhecido como um especialista em marketing de conteúdo quando milhões de textos sobre o assunto são publicados diariamente.

Mas também não há dúvidas de que quando feito corretamente, o marketing de conteúdo pode te levar rapidamente de ser um ninguém a um especialista de renome no seu nicho. E se você quer vender seu produto ou serviço, você precisa se tornar um formador de opinião.

Muitas pessoas que compram bens ou serviços online leem resenhas antes de decidir de compra. Isso significa que as pessoas vão pesquisar sobre você, seu produto e o mais importante, sua credibilidade.

Você não pode se dar ao luxo de simplesmente jogar dois posts por mês no seu blog e esperar que as vendas comecem a subir. Você precisa ir lá e conquistar essas vendas você mesmo. Aqui te digo então como passar sua marca de um estranho a um especialista renomado usando marketing de conteúdo. 

Porque o marketing de conteúdo funciona?

Quando você ouve alguém dizer que “marketing de conteúdo é o futuro do marketing digital”, você acredita? Bom, você deveria e eu te digo por quê.

Os dados mais recentes dizem que, em 2015, 200 milhões de pessoas usavam alguma tecnologia para bloquear anúncios. As pessoas não aguentam mais pop-ups intrusivos. Elas estão cansadas de ser bombardeadas por anúncios nos seus vídeos do YouTube.

Os consumidores até consideram isso spam. Então o número de pessoas que usam tecnologias para bloquear anúncios continua a crescer exponencialmente.

Mas convencer especialistas em produtos ou assuntos ocupados para participantes de projetos de conteúdo pode ser um desafio. Eles tendem a ser pessoas muito ocupadas e ajudar o marketing nem sempre é uma de suas responsabilidades declaradas ou prioridades principais. Para produtos muito técnicos, as empresas muitas vezes têm formação científica ou de engenharia e se sentem desconfortáveis ​​no mundo do “cérebro esquerdo” do marketing e da narrativa.

Ao trabalhar com nossos clientes e nossas próprias equipes, descobrimos que essas cinco coisas podem ajudar a melhorar o relacionamento com esses especialistas e a empolgá-los com a participação em projetos de conteúdo.

1. Escolha uma ou duas pessoas certas.

O papel do gestor na criação de conteúdo é ser um especialista, então dê-lhes os holofotes e os deixe brilhar. Nenhuma empresa quer estar entre tantos “especialistas” que o valor da sua contribuição diminui. É mais importante identificar uma ou duas pessoas com o melhor conhecimento sobre o tópico do que reunir uma ampla representação da opinião de várias pessoas.

O bônus para você é que, com uma contribuição mais focada, fica mais fácil combinar o enredo do valor do produto com o enredo das necessidades do comprador. Quando cometi o erro de convidar muitas empresas para contribuir, esses links não são tão nítidos e exigem mais revisão e refinamento para serem combinados sem problemas.

2. Construa seu conteúdo no conteúdo que eles já estão criando.

Pense em seus gestores internos não apenas quando precisar de ajuda com seu conteúdo, mas como fontes potenciais de ideias de conteúdo e material. Dê uma olhada no que seus especialistas em conhecimento já produzem (ou seja, apresentações, webinars, relatórios, entrevistas, artigos) e, em seguida, desenvolva isso.

A equipe de marketing de soluções reuniu conteúdo suficiente do relatório para criar e-mails, postagens sociais, blogs e webinars. A primeira campanha excedeu as metas de taxas de abertura de e-mail e participação em webinar.

3. Ajude os especialistas no assunto a se tornarem influenciadores.

O marketing de influenciadores está em alta, e é provável que muitas gestões apreciem um aumento no número de seguidores e no SEO. Não é incomum que uma plataforma de blog inclua postagens de especialistas internos e externos. 

Talvez hoje você ajude uma gestão a encontrar oportunidades de blog de influenciador e participação em podcast, dentro e fora da sua empresa, e amanhã ela o ajude com recursos para um programa de nutrição.

Outra forma de impulsionar o perfil é através do vídeo. Gravar uma simples entrevista ou sessão de quadro branco em que analisa um tópico complexo pode ser uma ótima maneira de demonstrar conhecimento sobre as soluções e, em simultâneo, posicionar sua empresa e seus funcionários como especialistas.

4. Ofereça incentivos para ideias e participação.

Um pequeno incentivo pode ajudar muito a encorajar a participação. Um de nossos clientes construiu um fluxo constante de ideias de liderança inovadora e participação confiável, fornecendo um pequeno incentivo financeiro a seus especialistas internos.

Outros pequenos incentivos, como cartões-presente, entrega de lanche ou bebida, ou mesmo brindes da empresa, podem mostrar a alguém que você realmente valoriza seu tempo e conhecimento e aumentam as chances de um “sim”.

5. Seja honesto, humilde e interessado.

A maioria das pessoas ajudará um colega de trabalho em necessidade. Certifique-se de comunicar por que você precisa da opinião e use a pesquisa para mostrar o quanto os compradores valorizam seus conhecimentos. 

A verdade é que o marketing não poderia cumprir sua função sem uma educação constante sobre o que está mudando nos produtos e no mercado, especialmente com os rápidos ciclos de atualização e as preferências dos compradores em rápida mudança.

Além disso, tenha interesse no trabalho que estão fazendo no dia a dia. Eles são uma ótima fonte de informações sobre tendências nascentes e novas pesquisas que podem influenciar os planos de marketing. Afinal, eles também são pessoas, então funcionam melhor quando você cria um relacionamento e expressa sua gratidão por suas contribuições.

Veja também!

ASSISTA NOSSO CURSO 100% GRATUITO E CRIE SUA LOJA ONLINE AGORA MESMO

Clique no botão abaixo e acesse as aulas imediatamente!